Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 20 de junho de 2012

    O que acontece se a empresa que eu invisto falir?


    Fazendo um "gancho" com nosso último post que analisava o que acontece se empresa em que estamos investindo perder a concessão do serviço que esta prestando (que você pode ler aqui), hoje responderemos a seguinte pergunta: o que acontece se a empresa em que invisto falir?


    Não deve ser nada fácil você investir em uma empresa durante 10, 15 anos ou mesmo a vida inteira e de repente a empresa falir. 


    Temos todos os meios (balanços, comunicados etc...) para tentar evitar tal problema mas nem sempre isso é possível. Basta lembrar o que aconteceu com o Banco Panamericano há pouco tempo. Nada indicava nos balanços que a "vaca estava indo pro brejo" e no entanto foi. Sorte dos investidores, pois o banco foi comprado e hoje está se reerguendo. Mas isso não acontece com todas as empresas.

    Então o que acontece com meu dinheiro se a empresa em que invisto falir?

    Bom, no máximo (o que já bastante!) você pode perder todo seu dinheiro investido. Zerar mesmo. Porém você não será chamado para cobrir prejuízos com funcionários, governo etc...

    O que fazer para minimizar os riscos?

    Ai entra a boa e velha diversificação. Ações, renda fixa e fundos como bem explicado pelo amigo Henrique Carvalho em seu livro Alocação de Ativos que você conhece clicando aqui.

    Quanto mais diversificada for a carteira de investimentos melhor, mas reafirmo aqui meu posicionamento que diversificar em 30 empresas para o pequeno investidor é diluir muito o resultado. Mas ai cada um tem seu dinheiro e sua relação com o risco...

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. Olá Rafael!!!
      pois bem... a questão levantada é interessante...o problema com o panamericano pode ter sido inesperado, mas quem investia neste banco poderia saber dos riscos, tendo em vista alguns indicadores fundamnetalistas... exemplos.. ROE decrescente, o lucros nunca foram constantes, tinha ano que lucrava muito, no outro nem tanto e em 2008 veio o grande golpe.. PREJUIZO!!! o Cruzeiro do sul tb ta na mesma situação.. nunca teve bons fundamentos... se falir eles facham capital e pronto.. hehehehe.. ai tem que ver se a empresa tem tag along...
      e ai Rafael.. visitou a bastter.com?
      Ajax

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ajax! Sim, conheço o site do Bastter. É muito indicado. A questão da avaliação é realmente complicada, mas infelizmente o pequeno investidor muitas vezes não consegue "enxergar" tais dados e concluir sobre a real situação da empresa. Um grande abraço!

        Excluir
    2. ótimo post Rafael.

      lembrei daquele seu post sobre a renda mensal advinda dos dividendos. Hoje em dia, aqueles 2k de ELPL seriam pouco, obviamente por conta do payout reduzido,mas esperamos que os efeitos da revisão tarifária passe em breve.

      O que lamento é a interferência excessiva do governo, como presente na fala do diretor da Aneel criticando claramente as empresas de energia de modo mais político do que técnico.

      Já pensou em fazer uma análise da Souza Cruz?

      abraços!

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! A interferencia do governo se observa em diversos setores, sejam regulados ou não. Veja BB, Petrobras etc. Obrigado pela sugestão de análise da Souza Cruz. Vou preparar algo e em breve faço a postagem. Um grande abraço!

        Excluir
    3. RPA,
      Você já estudou, pretende estudar, conhece quem tenha estudado, invista ou investiu em CSNA3?
      Estive olhando este papel e achei a ditribuição de dividendos muito boa em relação ao preço da ação. Neste exato momento está batendo R$ 11,75, sendo que ano passado distribuiu mais de R$ 1,50 por ação em dividendos. Nos anos anteriores foi melhor ainda. Também vi que é uma empresa muito negociada na bolsa.

      Então, o que me diz?

      Atenciosamente,

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alfredo! A exemplo de outras empresas que dependem do mercado externo a CSN perdeu bastante com a crise chegando a lucrar cerca de 60% menos. Sempre foi uma boa empresa, mas não está passando por um bom momento. Um grande abraço, Rafael.

        Excluir