Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

    IPVA: pagar a vista ou parcelar?


    Nesta segunda semana de janeiro começam a vencer os boletos (ou primeiras parcelas) do IPVA 2012 e todo ano surge a mesma dúvida, o que é melhor/mais vantajoso: pagar a vista ou parcelado?


    Na minha opinião, a resposta é bem simples e não poderia ser mais direta: se você tem dinheiro e este não for fazer falta para as outras despesas do mês pague a vista. Se você tem o dinheiro (mas tem duvidas se ele irá fazer falta até o final do mês) ou mesmo se não tem o dinheiro e estas situações farão com que você utilize o cheque especial, pague o imposto de forma parcelada.

    Como já havia escrito em outro artigo e volto a reafirmar, pagar a vista é sempre a melhor opção. Os estados concedem descontos para o pagamento a vista que podem variar entre 3% (São Paulo), 10% (Alagoas, Amazonas, Bahia) pu mesmo 15% (no Para e direcionado os motoristas que não levaram multas em 2011)  onde podemos chegar a conclusão que são descontos muito atrativos e que você não encontra a mesma rentabilidade em outros investimentos (com segurança).

    Vale o alerta para aqueles que moram em São Paulo da possibilidade de se utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista até o final de outubro do ano anterior (o prazo já passou, mas fica a dica para este ano de 2012). Além disso segundo algumas pesquisas que realizei, o estado do Rio Grande do Sul fornece descontos que vão de 11,58% a 25,78% para o pagamento entre 15 de dezembro e 2 de janeiro (prazo que também já se foi, mas fica a dica!)

    Assim, antes de mais nada devemos analisar nosso dinheiro disponível e nossas despesas para este més de janeiro, pois pagar a vista com desconto de 3% em São Paulo é vantajoso (apesar do desconto parecer pequeno) mas utilizar o crédito rotativo e pagar quase 16% de juros no cheque especial com toda certeza não é um bom negócio, nem aqui nem na China.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: www.freedigitalphotos.net

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário