Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 18 de julho de 2011

    O que é melhor: previdência privada, investimento em ações ou renda fixa?


    Investimentos existem de todos os tipos. Qual é o melhor, é uma questão recorrente visto que o tipo de investimento que iniciamos hoje vai invariavelmente influenciar nossa realidade futura
    A resposta que costumo dar para esta pergunta - qual o melhor investimento - sempre é a mesma. DEPENDE.


    Costumo dizer que a previdência privada, o investimento em ações e a renda fixa são bons investimentos, mas cada um deles se adapta a um tipo de investidor.Vamos as diferenças:

    • Previdência privada: se você tem dinheiro para investir, mas não consegue todo mês ter a disciplina necessária para separar uma parte e investir, acredito que este é um bom investimento. Primeiro você pode já na contratação do plano de previdência quantificar e planejar o quanto deseja receber na sua aposentadoria e quando deseja de aposentar. Depois, e o mais importante ao meu ver, todo mês o boleto chega no seu endereço o que faz com que você tenha o compromisso de investir. A principal desvantagem (?) é que o resultado final é sabido e você perde a possibilidade de atingir uma maior rentabilidade.

    • Renda Fixa: se você tem dinheiro para investir e tem disciplina para todo mês colocar alocar uma quantidade de dinheiro na renda fixa, mas quer distancia do risco, a renda fixa é uma boa alternativa. Deve-se atentar que não estou falando da caderneta de poupança (que tem apresentado ao longo dos anos uma rentabilidade desprezível), mas principalmente do Tesouro Direto, que oferece juros fixos ou atrelados à inflação com segurança e liquidez. Inclusive recomendo a leitura de um post que escrevi mostrando que é possível ficar milionário investindo R$ 300,00 na renda fixa todo mês.

    • Investimento em ações: se você é jovem e consegue tolerar bem o risco este é o seu investimento. Montando uma carteira de ações baseada em dividendos ou em empresas de bons fundamentos e com perspectiva de crescimento para os próximos anos você pode obter rentabilidade muito superior a qualquer outra forma de investimento. Um carteira bem montada, pode inclusive ser sua fonte de renda para uma aposentadoria tranquila no futuro. Porém, o investimento em ações demanda estudo e acompanhamento regular do mercado.

    Agora se você possui meios de ter um ou dois tipos de investimentos, ou seja, renda fixa e renda variável, renda variável e previdência privada, lembre-se que ao variar os investimentos minimiza-se ainda mais os riscos da sua carteira de ativos.
    Seja qual for o seu investimento, eu reitero algo que sempre digo, comece o quanto antes a obter ativos. O tempo, o valor investido e o investimento escolhido influenciam diretamente o seu resultado final, porém não deixe de investir.

    E você leitor, em que está investindo atualmente?

    Um ótima semana para todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/


    LEIA TAMBÉM


    Como ganhar na loteria
    Viver de dividendos: empresas que pagam dividendos mensais
    Investindo em imóveis Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. Olá Rafael, meu ativos atualmente estão em ações mas pretendo até o final do ano alocar em renda fixa para variar os investimentos. Parabéns pelo blog! Marcelo

      ResponderExcluir
    2. @AnônimoÉ isso ai Marcelo, o importante é investir e aumentar a carteira de ativos! Um abraço!

      ResponderExcluir
    3. Olá Rafael, acabei de conhecer seu blog pelo blog do "pequeno investidor". Muito bom os posts. Já estou seguindo! Paty

      ResponderExcluir
    4. Olá Rafael entrei no seu blog através do pequeno investidor e gostei muito! Estou te seguindo!
      Carol

      ResponderExcluir