Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 15 de julho de 2011

    O comportamento dos milionários


    Um livro que possui uma leitura muito agradável e um conteúdo dos mais importantes é "O milionário mora ao lado", editado pela Manole no Brasil e escrito pelos autores Thomas Stanley e William Danko. Acabei de ler faz pouco tempo após uma maratona para conseguir comprá-lo, pois aparentemente ele está esgotado. Acabei encontrando em um sebo, com um preço bem legal. Mas vamos ao que interessa!
    Os autores fizeram ao longo de vinte anos um pesquisa nos Estados Unidos, a pedido de um grande fundo de investimentos, a fim de descobrir quem são os ricos da América e quais são seus desejos. O resultado é realmente surpreendente, pois demonstra mais uma vez o quanto a mídia e a sociedade em geral faz com que tenhamos um modelo errado da riqueza e dos ricos em geral.
    O livro cita sete características básicas dos ricos:


    1.Eles vivem muito abaixo dos seus meios: não que eles sejam "murrugas" de carteirinha, mas eles sabem identificar o que é necessário e o que é desnecessário. Para que comprar um carro importado, se um carro americano médio pode me levar aos mesmos lugares? Talvez não com o mesmo conforto e opcionais,  mas com certeza chegando ao mesmo lugar. Para que uma mansão, seu eu posso ter uma casa que atenda as minhas necessidades e não ter que pagar as taxas que uma casa maior iria gerar ou mesmo pagar uma hipoteca pelo resto da vida?

    2.Alocam seu tempo, energia e dinheiro eficientemente com o objetivo de construir riqueza: eles investem na educação, estão sempre comprando livros e descobrindo as melhores maneiras de investir o seu dinheiro.

    3.Acreditam que a independência financeira é mais importante do que exibir um alto status social: estes é um dos fatores que eu acho mais importantes. O que aconteceria se você tivesse um Ford Fusion e um belo dia aparecesse na frente de seus amigos e conhecidos com um Fiat Uno? Eles com certeza diriam: O Fulano está quebrado, não tem mais dinheiro. Infelizmente esta é nossa sociedade. Ela presta mais atenção nas marcas ao invés de ver o que realmente a pessoa tem ou é. O que você veste ou usa define o que os outros acham de você. Os ricos não ligam para isso. Eles usam roupas bonitas, sapatos bonitos, possuem carros e casas funcionais, mas não necessariamente de marcas famosas. Eles estão atrás dos benefícios e não do status. A grande maioria dos ricos entrevistados comprava em lojas de departamento e possuíam carros com 5 ou 10 anos de uso. O livro verifica que apenas 5% dos ricaços compravam roupas e sapatos que custaram mais de 1.000,00 dólares. 

    4.Seus pais não lhe deram ajuda financeira: 95% por cento dos milionários entrevistados são de primeira geração, o que mostra que é possível sim enriquecer. Muitos deles ficaram milionários após os 50 anos e nunca receberam herança e nem esperam receber. O que eles fizeram? Correram atrás de seus objetivos e não esperaram nenhuma ajuda ou um prêmio da loteria.

    5.Seus filhos adultos são economicamente auto-suficientes: pais educados financeiramente, formam filhos economicamente educados e que se tornam auto-suficientes economicamente. Isto é fato e deve ser levado em consideração por nossa geração. Construir um futuro melhor, depende muito de nós que hoje estudamos a educação financeira.

    6.Eles são competentes para indentificar oportunidades de mercado: os ricos desenvolveram (e todos podem desenvolver) olhos para boas oportunidades. Eles sempre estão "ligados" em oportunidades, leilões e bons investimentos.

    7.Escolheram a ocupação certa: os ricos relatados no livro eram médicos, profissionais liberais e principalmente empresários, dos mais variados setores da economia. Eram donos de pequenas empresas de limpeza, de entulhos etc. O mais importante é que ele fazem  que gostam. Longe de ser um "cliché", fazer o gosta aumenta a probabilidade de você se dar bem. Como foi dito anteriormente eles não receberam heranças e nem ganharam na loteria. O dinheiro investido saiu de seus negócios. 

    Este não é um post patrocinado. Eu realmente gostei do livro e indico a quem tiver interesse e conseguir comprar...rsrsrsrs. 
    Além disto, este livro corrobora mais uma vez que é possível enriquecer, basta que tenhamos este objetivo e façamos tudo o que for necessário para isto.

    E você, já leu este livro? O que acha do comportamento dos ricos?


    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net


    LEIA TAMBÉM


    Psicologia da riqueza: porque os ricos são maus?
    Como ficar milionário investindo R$ 300,00 ao mês Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    8 comentários:

    1. Olá Rafael! Parabéns por mais este post! Um abraço!

      ResponderExcluir
    2. Eu não li o livro ainda, mas sei sobre tudo dele, pois leio os blogs independentes que mais me interessam, com conteúdo excelente. Como esse!!hehehe.
      Parabéns Rafael. Se quiser vender o livro me da um tok.
      Abraços.
      EvertonRic do Finanças Forever

      ResponderExcluir
    3. @Everton RicardoAmigo Everton! Obrigado pelas palavras! O livro é realmente ótimo, mas eu não vendo não! rsrsrsrs Um abraço

      ResponderExcluir
    4. Parabéns Everton! Seus posts estão excelentes!
      Livros como esse; pai rico, pai pobre; os segredos de uma mente milionária, deveriam ser leituras obrigatórias para qualquer um que queira ter uma boa saúde financeira!
      Sou professor e vou propor para as escolas introduzir uma disciplina ou um curso de educação financeira para os alunos!
      abração

      ResponderExcluir
    5. @Henrique Suriani de OliveiraAlgumas escolas particulares já desenvolvem um trabalho com a educação financeira, o que já é muito bom. Falta às escolas públicas trabalharem bem este tema. Só assim teremos menos endividados e pessoas com problemas financeiros. Um abraço, Rafael

      ResponderExcluir
    6. Sou Psicólogo Clínico e atendo milionários e celebridades. Para meu ponto de vista, o que eles tem de mais valioso, é a riqueza de personalidade. É dificílimo estar nessa posição com equilíbrio, viver de forma saudável, as pessoas não os entendem e tem inveja.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Claudio! Obrigado por sua contribuição. Realmente, o dinheiro assim como diversas benesses trazem benefícios inestimáveis para nossa vida mas muitas vezes trazem também um fardo muito difícil de ser carregado e quem tem "cabeça" para isso já tem uma grande vitória. Como você escreveu, viver em um ambiente de inveja e falta de entendimento não é nada fácil! Um ótimo final de semana para você!

        Excluir