Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 5 de julho de 2011

    Bolsa de Valores: o que esperar do segundo semestre

    Com o inicio do mês de julho, inicia-se um novo semestre e as expectativas sobre o rumo da Bolsa de Valores tomam vigor. Estamos desde meados de 2010 indo da lateralidade para quedas constantes do índice Bovespa, que só neste ano acumula uma desvalorização de -8,07% e em junho quase rompemos o suporte de 60.000 pontos.

    Afinal, o que esperar do segundo semestre?


    Acumulando grande perda desde o inicio do ano é dificil para muitos investidores acreditar em uma recuperação até o final do ano. Muitas corretoras e analistas de mercado projetam que a Bolsa atinja até o final do ano os 73.000 pontos, recuperando boa parte das perdas acumuladas. Mas o fato é que para que isso ocorra, alguns entraves devem ser resolvidos até o final deste ano, tais como:

    1. Controle da inflação:  o governo tem se empenhado, principalmente através do aumento da taxa de juros e no corte do crédito, o que tem se refletido na diminuição mês a mês do seu índice e na projeção para o final do ano de uma inflação de aproximadamente 6,15%.

    2. Retorno dos investidores externos: com o medo instalado na Europa, os investidores preferem proteger seus investimentos em mercados mais desenvolvidos, "e por acaso", os gringos representam uma grande parcela dos investidores da Bovespa. O seu retorno em peso é muito importante para a recuperação da Bolsa.

    3. Definição do plano de investimentos da Petrobras: podem falar o que quiser, mas Petro e Vale ainda ditam e muito o volume financeiro da Bovespa, pois são as mais negociadas. O dedo do governo nas operações da Petrobras e a indefinição do seu plano de investimentos até 2015 atravancam o preço das ações e prejudicam o resultado final do índice.

    4. Ajustes econômicos dos países europeus e expectativa de calote dos mesmos: o primeiro passo foi dado nos últimos dias com a aprovação do plano de ajuda para a Grécia. O grande problema é que muito países europeus (Portugal, Itália etc.) ainda estão com problemas e tudo isto preocupa o mercado.

    Eu acredito que projeções do mercado futuro são difíceis de serem feitas. O IBovespa pode chegar aos 73.000 pontos, como pode romper os 60.000 e ir aos 55.000 pontos. 
    Acredito que se os entraves acima apresentados forem solucionados um horizonte interessante pode se desenvolver até o final do ano. E é isso que todos nós esperamos!
    O importante é estar sempre alerta, lendo muito e estando sempre atualizado para que o mercado não nos pegue de surpresa!

    E você o que espera do segundo semestre?

    Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas e podem ser enviadas através do Formulário de Contato.

    Ótima semana para todos!

    Créditos da foto: www.freedigitalphotos.net


    LEIA TAMBÉM

    Bolsa em baixa: é hora de encher o carrinho? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    5 comentários:

    1. Rafael, eu também espero uma melhora no cenário para o próximo semestre! Porém esta situação que estamos passando também é uma otima oportunidade para comprar na baixa e realizar lucros.

      ResponderExcluir
    2. Olá, acredito que vá aos 57k em breve, pois o ibovespinha esta de amarga. Como bem lembrou o amigo Anônimo no cmentário anterior, vale a pena comprar agora, pois quando o iBovespa enventar de subir nós temos que estar lá, ou seja, comprado.

      Muito bom seu texto, ficou simples e objetivo. Parabéns,.
      Abraços!
      EvertonRic do Finanças Forever.

      ResponderExcluir
    3. @EvertonRicOpa Everton! também estou aproveitando para comprar na baixa.

      ResponderExcluir
    4. Eu acredito que o mundo ainda enfrentará muita instabilidade neste segundo semestre. Sigo fazendo compras mensais sem tentar adivinhar o fundo ou o ponto da virada, deu certo em 2008 e acredito que dará certa este ano.

      ResponderExcluir
    5. @LeonardoEsse é o comportamento que devemos ter, comprando aos poucos todos os meses, pois como não sabemos qual é o "fundo", se alocarmos todo nosso dinheiro de uma só vez poderemos perder grandes oportunidades como a de 2008.

      ResponderExcluir