Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 27 de junho de 2011

    Psicologia da riqueza: porque os ricos são maus?


    É fato que todos nós queremos ser ricos. Talvez nem todos queiram ter um milhão na conta, mas todos querem ter uma renda que garanta curtir a vida e a velhice tranquilamente. 
    Mas será que todos nós estamos prontos para sermos ricos? Infelizmente acho que nem todos....
    Dias atrás estava eu em uma roda de amigos quando surgiu uma conversa sobre um rico empresário de minha cidade, que construiu um império com muito trabalho, adquiriu terrenos e hoje mesmo jovem, aproveita a vida viajando, deixando seu negócio gerar caixa, sem a presença física dele o tempo todo.
    E eu pergunto: Tudo o que muita gente deseja, não é? É exatamente o que aprendemos em diversos livros, ou seja, criar uma fonte de renda, sejam investimentos ou um negócio próprio, que gere ativos por si só. Com certeza é o que muita gente quer e procura.
    Porém quando a figura deste empresário entrou na conversa um dos que estavam no grupo já disse:

    -Ihhhh, esse ai tá em Miami, não sabe o que faz com o dinheiro que tem, e enquanto isso os funcionários tão se matando para ele estar nos "estates"!

    Ai eu penso: E dai se ele está em Miami? Ele simplesmente seguiu - e muito bem - a cartilha do enriquecimento. Se talvez houvesse ganho seu dinheiro de forma indevida, mas ele enriqueceu, somente isso, e está colhendo os frutos, passeando, viajando, aproveitando a vida.
    Nestas horas eu vejo o quanto falta de educação financeira para a população. Desde pequenos somos condicionados e bombardeados pela informação que os ricos são maus. A religião diz que aquele que é rico não vai para o céu. Os pais dizem que este ou aquele é rico e ruim.
    Torna-se urgente que todos nós - interessados em investimentos e principalmente na educação financeira - sejamos instrumentos para uma mudança de consciência. Pois aqueles que acham que os ricos são ruins não irão enriquecer e entre estes podem estar nossos filhos (ou futuros filhos rsrsrs).
    Vale lembrar do exemplo do livro "Pai Rico, Pai Pobre" (veja resenha aqui) em que o pai pobre de Robert Kiyosaki, que apesar de professor universitário não era educado financeiramente e seu pai rico, que nem estudo universitário tinha, tinha uma educação financeira solida. Robert foi educado financeiramente por seu pai rico e teve o futuro que todos nós conhecemos. O mesmo aconteceu com Warren Buffet, entre outros.
    Vale pensar no tema deste post e prestar atenção em nossos pré-conceitos.

    E você pensa como rico ou como pobre?

    Uma boa semana para todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net



    LEIA TAMBÉM


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário:

    1. infelizmente rafael esta geração em que vivemos ainda tem esta mentalidade em sua maioria, é interessante esta sua preocupação e nós realmente devemos ser ativos nesta mudança de mentalidade. abs henrique

      ResponderExcluir